Uma caminhada de fé, coragem e determinação…

Só compreende o presente se conhecermos o passado, alcançando assim valores insubstítuíveis na formação e no modo de ser um povo…

…Ela é uma jovem sonhadora que no decorrer do tempo, permaneceu irradiando juventude…

Não viu o tempo passar…

67 anos foi pouco para brilhar seu espírito sempre inovador!

Muitos passaram por ela numa ânsia de lutar e realizar. Porém nada sobressai o idealismo daquele  grupo de jovens Cirurgiões-Dentistas do ano de 1942, que reunindo dinamismo e vontade, arregaçam as mangas e pegam na charrua para um grande trabalho. Campo Grande ainda era  uma pequena cidade, porém já com um futuro promissor, contando com um grupo de 15 a 20 Cirurgiões-Dentistas entusiastas, tendo como prefeito da época Demóstenes Martins e Governador do Estado, Júlio Muller.

Este pequeno grupo sentiu a necessidade de se reunir, para juntos lutarem em defesa da Classe Odontológica. E em reunião festiva do dia 30 de setembro de 1942 é criada a ACCD (Associação Campo-grandense de Cirurgiões-dentistas) Seu primeiro presidente foi o colega: Serafim de Melo.

Veio a seguir uma longa caminhada…   de gestão em gestão cada grupo foi dando sua contribuição à classe. Mais tarde, em 30 de junho de 1994, a ACCD transforma-se em Associação Brasileira de Odontologia – Seção Mato Grosso do Sul, atendendo assim a uma mudança que acontecia nas demais regionais do país.  A união das células que compõem a Rede ABO resultou em um novo planejamento estratégico, fortalecendo a valorização profissional e a Odontologia enquanto profissão.

Hoje, nossa ABO-MS é referência na difusão de conhecimentos nas mais diversas áreas da Odontologia, formando anualmente, dezenas de novos especialistas em sua Escola de Aperfeiçoamento Profissional, a EAP. Atualmente, mais de 200 Ciriurgiões-dentistas freqüentam aulas em 14 Cursos de Especialização e Atualização. Muitos chegam de outros estados brasileiros, trazidos pela excelência dos cursos ministrados pela EAP, que já ultrapassou a marca de duas mil pessoas formadas em mais de uma década de existência. Nas três clínicas da entidade, aulas práticas são ministradas e dão oportunidade de tratamento à comunidade de baixa renda.

O mesmo atendimento é levado para os bairros da Capital e também cidades do interior de Mato Grosso do Sul, por meio do Projeto Voluntários da Saúde, que reúne dentistas e profissionais de diversas áreas com um único objetivo: promover sorrisos, emanando solidariedade. Criado há seis anos pela ABO-MS, o projeto já passou por quase 20 cidades do Estado e realizou mais de 18 mil atendimentos. Na Capital, os Voluntários da Saúde cuidam da saúde bucal das crianças do Lar e Abrigo Vovó Miloca e também do Distrito industrial de Indubrasil. Por isso a ABO-MS é reconhecida, pelos governos Estadual e Municipal, como entidade de utilidade pública.

Grandes encontros científicos reúnem milhares de profissionais em busca de aperfeiçoamento em relação às novas tendências na Odontologia. É o caso do Congresso Internacional realizado em setembro de 2006, com a presença de profissionais vindos de vários cantos do Brasil, além de países como México, Chile e Bolívia. Foram 1.500 participantes adquirindo novos conhecimentos que refletem diretamente na qualidade do atendimento prestado à população.

As Jornadas Odontológicas que acontecem anualmente e promovidas pelos acadêmicos do 2º ano da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, também trazem novidades em diversas áreas; palestras gratuitas aos associados também cedem oportunidade de crescimento e reciclagem aos profissionais.

A ABO-MS está inserida ainda em movimentos que pregam a cidadania e melhora dos serviços prestados à comunidade, como o “Não ao ato médico”, Fóruns municipais e estaduais de saúde, Conferência de Saúde Indígena, Fórum Permanente de Solidariedade, além de expressar opinião em Projetos de Lei que abordam, por exemplo, a continuidade na fluoretação da água, a obrigatoriedade do Odontolegista em órgãos oficiais de perícia e a tributação aos Cirurgiões-dentistas.

…Muito já se realizou, porém o caminho a percorrer ainda é vasto, como vastos são os sonhos acalentados por todos que ainda contribuirão para o seu crescimento…